26 de set. de 2012

Sobre Movie-mento



Uma releitura do cinema em dança tribal.
Realizado por minhas colegas Bruna Gomes e Zahira Razi (Grupo Masala) e bailarinas convidadas, é com certeza um espetáculo cheio de atitude. Com influências teatrais e picardia, o show Movie-mento traz para o palco suas versões dançadas de diversos filmes facilmente reconhecidos, como Piratas do Caribe, Psicose, Avatar e o desenho Rio.
O interessante é que apesar de bastante teatralizado em algumas das leituras, Movie-mento ultrapassa uma etapa importante dos shows de dança oriental tradicionais, muitas vezes compreendidos como uma tentativa temática de teatro infantil. Vai além pela ousadia de rotular para maiores de 16 em nome da liberdade de expressão, envolvendo o público numa atmosfera misteriosa e sensual sem vulgaridade, uma surpresa interessante e impactante. Vai além pela aquisição de recursos cênicos que complementam perfeitamente a idéia concebida.
Mais denso do que o Especiarias, Movie-mento já vale só pela abordagem de algumas interpretações, como em "Carmem", onde Zahira Razi eleva a emoção da platéia através da batida contagiante do Flamenco-árabe e Bruna Gomes quebrando todas as regras, como de praxe, em "De olhos bem fechados". Várias outras interpretações trazem ótimas bailarinas em ascensão contínua e aprendizes que se rendem às loucuras e contemporaneidades que o grupo Masala traz para esta dança, reveladas nas aulas mensais do curso extensivo de Dança Tribal, que este ano fecha sua segunda edição.
Este show já foi apresentado também em Caxias do Sul e reapresenta em Porto Alegre dia 21 de outubro. Não percam mais esta oportunidade.

Nenhum comentário: